Catarina Futebol Clube

No ano de 1987 Na cidade de São Pedro do sul, um grupo de mulheres se reúnem pra jogar futebol, Catarina Machado, Zila da Silva e Maria Aparecida (dóca). O que seria apenas uma distração se tornou um grande time com a adesão de muitas mulheres e essas 3 citadas foram as pioneiras do futebol feminino na cidade. E assim que surgiu o primeiro time feminino de futebol da cidade que inicialmente chamava se Renner.

Em 02 novembro de 1998 a jogadora e fundadora Catarina Machado veio a falecer e as colegas resolveram então colocar o nome do time de Catarina na equipe em homenagem a amiga, eram tantas jogadoras na equipes que acabaram formando mais uma equipe chamada Damas da Bola que logo no primeiro torneio sagrou-se campeã e dedicou dentro do ginásio o titulo á amiga recém falecida e junto ao seu marido Almerindo rezaram um Pai nosso coletivo ali mesmo dentro do ginásio, causando uma forte emoção aos presentes.

primeira formação do Catarina

O nome Catarina significa “pura” e tem origem grega. Foi um nome muito popular na idade média dentre as Imperatrizes da Rússia e foi registrado pela primeira vez na Inglaterra em 1900.

Catarina Machado nasceu em 1949 e foi uma pessoa muito atuante em causas sociais, muito trabalhadora decidida e destemida. Em 1986 junto ao seu marido Almerindo foram escolhidos para coordenadores dos festeiros da paroquia de São Pedro Apóstolo, onde realizaram muitos trabalhos. Também foram as organizadoras do sopão comunitários nos bairros e vilas e junto com suas colegas preparavam e distribuíam entre os moradores mais carentes.

Em 1991 Catarina teve sua primeira participação oficial no esporte como Presidente do Renner Atlético Clube e Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente de um clube de futebol na cidade e região depois de já ter ocupado vários outros cargos dentro do clube. E as autoridades da cidade decretaram que será construída junto ao estádio Municipal uma estatua em homenagem a essa grande personagem do esporte São Pedrense Catarina Machado

Atualmente o Clube é treinado pelo técnico Gilberto Machado ainda com as duas atletas que fundaram a equipe em atividade, Maria Aparecida (dóca) trabalha a muitos anos como conselheira tutelar e Zila Silva que ja Trabalhou até como Pedreira na cidade, é uma mulher guerreira, mãe de 6 filhos e 2 netos. Ela perdeu seu filho mais velho com 13 anos em um acidente e encontrou no esporte uma forma para se distrair e não deixar cair na rotina e depressão. A capitã do time já ergueu diversas vezes o troféu nos campeonatos que disputaram e segue sempre em buscas de novos desafios

Zila da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Instagram